Setembro Amarelo: hora de acender o alerta

Quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Diferentes questões estão sempre presentes quando o assunto são as doenças da mente: como identificá-las, existe cura, quando é o momento de pedir ajuda?

Primeiramente, é importante saber que por mais difícil que seja a situação, pensamentos suicidas passam e a pessoa ficará bem o quanto antes buscar ajuda. “A depressão, seja em qual estágio se encontre tem tratamento”, explica o médico psiquiatra do Hospital Santa Teresinha, Dr. Vicente Ganem.

Alguns sinais devem acender a luz de alerta e indicam o momento de procurar a ajuda, são eles: declarações como “Eu vou me matar”, “Eu gostaria de estar morto” ou “Eu queria não ter nascido”; ausência ou abandono de planos futuros, desesperança; isolamento social; alterações de humor; mudanças significativas na rotina; ansiedade; agitação, entre outros.

Além do atendimento psiquiátrico através do Ambulatório de Saúde, o Hospital Santa Teresinha por meio do setor de emergência oferece uma porta de entrada para o primeiro atendimento aos casos de tentativas de suicídio, como também para outros relacionados a saúde mental. “O trabalho multiprofissional nesse tipo de ocorrência é de extrema importância, quando o paciente chega é diretamente acolhido e atendido pela equipe de enfermagem e equipe médica, que realizam toda a assistência necessária. Posteriormente, é solicitada a intervenção do Serviço de Psicologia”, explica a psicóloga clínica do HST, Natália Hobold Volpato.

Na área hospitalar a psicologia intervém com o paciente por meio da psicoterapia breve, focando sua queixa principal, que o trouxe ao processo de hospitalização. Nos casos de ideação e/ou tentativas de suicídio as famílias participam ativamente e tem um papel fundamental nos atendimentos. “Após o atendimento e discussão multiprofissional, são realizados os encaminhamentos necessários, na maioria dos casos para o suporte assistencial de saúde do município de referência”, completa.

Durante o mês de setembro o Hospital Santa Teresinha fará uma ação interna com os pacientes, desenvolvido pelo setor de Psicologia e Serviço Social. Nesta ação será abordado o assunto da Campanha de Valorização da Vida, trazendo informações relevantes e conhecimento sobre o tema.

Existem canais de atendimento 24horas para aqueles que sintam a necessidade de conversar entre eles o CVV, através do número 188. Se você percebe esses sintomas em alguém próximo, procure um médico e agende sua consulta.