Saúde da mulher: exames que salvam vidas

Segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Outubro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, junto com essa importante bandeira é levantada a discussão sobre os cuidados com a saúde da mulher. Além de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos, a manutenção dos exames de rotina são fundamentais para preservar a saúde e o bem-estar.

Para isso, toda mulher deve consultar o ginecologista anualmente. Seja através da rede pública ou privada, alguns exames são importantíssimos na prevenção de doenças. O Hospital Santa Teresinha preparou pra você uma lista com os principais exames para cuidar da saúde da mulher e para que são indicados.

Exame clínico

É na consulta clínica que são investigados sinais, sintomas e fatores de risco. Durante ela, o ginecologista realiza exame clínico das mamas, exame especular e toque vaginal, com a finalidade de detectar alterações e direcionar os exames necessários para diagnóstico e tratamento específicos.

Exames de sangue

São os exames solicitados a critério médico para investigação diagnóstica, baseado na história clínica e exame físico da paciente.

Papanicolau

Este exame é indicado para detectar câncer de colo de útero e infecções. Consiste na coleta de secreção e células da vagina e do colo do útero, para análise citológica em laboratório. Deve ser realizado anualmente, a partir do início da vida sexual, inclusive nas gestantes.

Colposcopia/Vulvoscopia

É indicado em casos de alteração do colo do útero, paredes vaginais ou vulva, quando há alteração no Papanicolau ou para complementá-lo.

Ultrassom de mamas

Recomendado para as pacientes mais jovens, pacientes com mamas densas, em casos de sintomas mamários ou como complemento do exame de mamografia.

Ultrassom transvaginal

Indicado para rastreamento de câncer de ovário e diagnóstico de miomas e cistos ovarianos.

Densitometria óssea

Exame que deve ser realizado após a menopausa para avaliação da perda de massa óssea e risco para osteoporose.

Mamografia

A mamografia é o principal exame para detectar precocemente o câncer de mama. Após os 40 anos deve ser realizado anualmente, inclusive nas pacientes de baixo risco.

O HST conta com um mamógrafo digital que fornece imagens em alta definição, permite a emissão de menores doses de radiação quando comparado a mamógrafos analógicos, além de um software que permite a compressão da mama de forma mais lenta e confortável para a paciente, permitindo um exame de qualidade, sofisticação e conforto.

Santa Catarina possui apenas 5 equipamentos como este, sendo o mamógrafo do HST único em nossa região, comparado apenas ao de grandes Centros Hospitalares em nível nacional.